quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ATIVIDADE 7- MODELO ATÔMICO DE BOHR

ATIVIDADE 7 – Teste de Chama – Modelo Atômico de Bohr 

Assista ao vídeo Teste Atômico: https://www.youtube.com/watch?v=9dqFfE1RebA


Responda:
1- Como você poderia explicar as alterações ocorridas na chama por meio dos Modelos Atômicos estudados?
2- Como você pode explicar o brilho dos interruptores no escuro?



Para você compreender melhor o Modelo Atômico de Bohr acesse o simulador:



1- Clique em 10.2 eV no canto inferior direito. Observe o que ocorre e responda às perguntas seguintes. 
a) O que as “bolinhas” amarelas observadas na simulação representam? 
b) Note que em torno do núcleo há círculos pontilhados, chamados órbitas, e que o elétron se move entre essas órbitas. O que é necessário ocorrer com o elétron para que ele possa se mover entre essas órbitas? Como a simulação representa o que você indicou como necessário? 
c) De acordo com as características das órbitas explique o que ocorre quando o elétron passa de uma órbita mais externa para uma órbita mais interna e como isto é representado na simulação. 

2- Clique em 12.1 eV. O elétron se move apenas entre as órbitas observadas quando você clicou em 10.2 eV? Clique nos demais valores de energia e observe. As demais órbitas foram ocupadas? Por que isso ocorre? O que é necessário fazer na simulação para que a última órbita seja atingida? 

3- Mantenha o valor 13.2 eV selecionado e responda às perguntas seguintes. 
a) Note que no canto direito da simulação há uma letra n que apresenta valores variando de 1 a 6. O que significam estes valores? 
b) Quando o elétron se move de uma órbita mais externa para outra mais interna qual a energia do fóton emitido? Lembre-se que cada órbita possui um valor fixo de energia. 
c) Se um átomo for incidido com um fóton com energia igual a 13.2 eV será emitido apenas um fóton com essa mesma energia ou serão emitidos fótons com valores de energia diferentes? Dê sua resposta com base no observado na simulação e ao respondido nas questões anteriores. Se sua resposta for a indicação de fótons diferentes, como isso é observado na simulação. 
d) Como podemos relacionar o observado nessa simulação ao que foi exibido no Teste de chama e/ou no Teste atômico? 

(Fonte: SILVA,G.R.; MACHADO,A.H.; SILVEIRA,K.P.Modelos para o átomo: atividades envolvendo a utilização de recursos multimídia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16, 2012, Salvador. Anais... UFBA: Campus de Ondina, Salvador,2012)



Vamos observar uma aplicação do Modelo Atômico de Bohr?

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